Azulejos "bicha da praça" ou "estrela e bicha". Esta última designação encontrei-a no site da Rede Temática em estudos de azulejaria e cerâmica João Miguel dos Santos Simões. Poderão ficar a saber mais sobre estes azulejos aqui e aqui
Espaço pensado para armazenar e divulgar as fotografias dos azulejos que vou encontrando por este país fora. Aqui terão cabimento os azulejos de todas as épocas.Várias etiquetas serão criadas para facilitar eventuais pesquisas.Os títulos dos posts terão uma lógica informativa sobre a localização geográfica dos azulejos. Todas as fotografias serão da minha autoria. Caso isto não se verifique, farei a devida referência ao seu autor.
Ai Maria Paula, estes azulejos com um azul menos aberto são os da minha cozinha no Alentejo. E que bem que ficam. Como um padrão tão simples consegue ser tão adequado ao espaço, tanto interior como exterior.
ResponderEliminarEsta cercadura que aqui mostra ainda não a tinha visto.
Ainda bem que aqui deixa este apontamento.
Manel
Sempre que vejo este padrão (sem dúvida muito versátil), lembro-me da sua cozinha. Soberba! Aquela coleção de azuis parede fora é a minha perdição :)
ResponderEliminarEsta cercadura faz-me lembrar os antigos galões com que se enfeitavam os bibes da criançada:)Acho-a muito bonita.
Uma boa semana para si
Adorei o prédio.
ResponderEliminarA caixilharia das janelas é tão bonita e tão típica do Norte. Aqui no Sul as caixilharias nunca são tão trabalhadas.
Gostei dos azulejos bicha-da-praça, que tem um desenho mais cheio que os do Manel, o que me fez pensar que talvez este padrão tivesse sido manufacturado por outras fábricas além da Viúva Lamego. A cercadura nunca vi nenhuma igual aqui por Lisboa.
Bjos
Olá Luís
EliminarO prédio é de facto muito gracioso. Há uma grande harmonia e equilíbrio estético em todo este prédio. A cor azul do gradeamento, muito idêntica ao azul dos azulejos resultou lindamente e o contraste do trabalhado dos caixilhos, com a simplicidade das molduras de granito, também me agrada bastante. Vou pôr outra foto onde se podem apreciar melhor estes contrastes.
Os azulejos, talvez possam ser de alguma das fábricas aqui do norte.
Bjs
Que cabeça a minha!! Afinal já pus a foto. É a segunda :)Estava a estranhar tê-la deixado para trás.
EliminarMaria Paula, quando vi aqui esta casa pensei logo num beiral em faiança, mas afinal enganei-me. É que acho-a muitíssimo parecida com uma aqui perto de mim que eu já postei a propósito dos beirais de faiança. A fachada de azulejos, as janelas, o gradeamento são muito semelhantes, é um estilo muito típico das casas de brasileiros em determinada época.
ResponderEliminarMas os azulejos são diferentes, estes lindíssimos "estrela e bicha" com uma cercadura também bonita e rara.
Espero que nos continue a deliciar com estas imagens do Norte.
Beijos
Maria Andrade
EliminarQuando vi esta casa ao longe também pensei que iria ter uns belos beirais de faiança para fotografar e surpreendi-me por não os ver. A casa é muito bonita, mas está muito degradada especialmente na parte virada para a rua principal. Pelo estado de conservação razoável da fachada lateral (que em tempos já deve ter sido a principal) que mostro na segunda foto, parece-me que estará parcialmente habitada. Também acho a cercadura muito bonita e creio nunca ter visto outra igual. Vou tentar ser mais produtiva:) ou seja, mostrar mais fotos de azulejos que aqui tenho. Nestes últimos dias tenho andado a criar pastas na tentativa de organizar alguma confusão que aqui vai neste pobre pc :)
Beijos