Hoje um post muito especial para mim, cidadã portuguesa,
angolana de nascimento. Nem mais nem menos do que um conjunto de fotografias dos painéis de azulejos que revestem as paredes da casamata da fortaleza de
Luanda. São painéis do século XX (anos 30) da fábrica de Santana, restaurados
nos primeiros anos deste nosso século XXI pelo
Atelier Escola Antiga e representam acontecimentos e motivos relacionados com a história, fauna e flora de Angola.
|
Vista geral da casamata e dos painéis de azulejos tema deste post (foto daqui) |
|
Com uma vista aérea da fortaleza de São Miguel de Luanda e uma visão geral da sua casamata deixo-vos o convite através do link abaixo, para uma visita a este monumental conjunto da azulejaria portuguesa.
Maria Paula
ResponderEliminarMuito interessante. Fiquei logo curioso e fui pesquisar no site monumentos.pt para perceber em que contexto esses azulejos foram colocados. E de facto, descobri que esses painéis foram ali colocados em 1938, quando o Governo português instalou no espaço da fortaleza o Museu de Angola. Enfim, o Estado Novo sempre teve uma grande preocupação com a dignidade das instalações dos serviços públicos e escolhiam-se os melhores materiais e selecionavam-se os melhores artistas de então.
A foto geral da baía de Luanda foi tirada ainda antes da independência, não? Tenho ideia que a marginal de Luanda está hoje pejada de arranha-céus.
Bjos
Olá Luís
ResponderEliminarCom quase toda a certeza esta fotografia é anterior à independência. Basta a ausência dos arranha-céus que refere e por outro lado ver como os prédios, restante casario e toda a área envolvente se encontram cuidados. Estou morta por encontrar fotos com alguma qualidade para mostrar os azulejos da igreja Nossa Senhora do Carmo em Luanda. Os azulejos são realmente uma marca identitária portuguesa.
Bjs e boa semana