Translate

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Rua D. António Barroso (rua Direita) - Barcelos

Edifício decorado com painéis alusivos aos feitos gloriosos da história de Portugal e barra com motivos militares  e vegetalistas que  rematam a fachada.

Façamos a leitura dos azulejos da esquerda para a direita e de cima para baixo. 
No início da barra surge a informação “ESTA CASA FOI FEITA NO” para logo ser interrompida pela sequência com motivos militares envoltas por um ornamento vegetalista. 
Termina com a conclusão da informação “ NO ANNO DOMINI MCMXXVI”. Mais abaixo uma pequena placa informa-nos de que esta casa é “OBRA do ARCHI. JOSÉ VILAÇA”
Abaixo das janelas do último andar surgem os painéis alusivos a factos históricos. Este representa uma batalha e não consigo vislumbrar nenhum pormenor que nos remeta para alguma batalha em especial. 
Na parte frontal da varanda representou-se, como facilmente se identifica, a travessia aérea do Atlântico Sul (a primeira) levada a cabo por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, em 1922. 

Nas laterais, painéis representam a esfera armilar associada à cruz de Cristo, dois dos símbolos nacionais do estilo manuelino, acrescentando-se-lhes a corda, também ela um elemento decorativo deste estilo. 


Por fim, o painel do lado direito, uma clara alusão aos descobrimentos portugueses.
Seria interessante uma análise aos elementos destes painéis no sentido de descodificar alguma da sua simbologia, nomeadamente os escudos que aparecem associados um à cruz de Cristo e o outro, creio que a outra cruz, mas que eu não identifico. Aparecem ainda em posição invertida em cada um dos painéis.
Não há referências visíveis sobre a fábrica que produziu estes azulejos. 

5 comentários:

  1. Cara Maria Paula

    Ainda não conhecia este seu blog. Julgo que fez muito experimentar esta via do azulejo. Aos poucos reunirá dados e a começará a fazer relações nesta área pouco explorada do azulejo dos séculos XIX e XX. Parabéns e um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Luís
      Era minha intenção apresentar este novo blog, antes da Páscoa, mas tal não foi possível e o Luís e Fábio descobriram-no antes disso:) Peço desculpa pelo sucedido, mas de facto, nestas pausas escolares aproveito para matar saudades dos filhos e como o tempo não dá para tudo fico-me pelas boas intenções :)
      Este blog foi pensado precisamente para eu poder partilhar as muitas fotografias de azulejos que tenho por aqui,coisa , que não teria cabimento no outro blog, onde me perco por vezes em divagações que só os bons amigos têm pachorra para ler :)
      Mas sabe, a tentação da pesquisa neste tema é grande e dou comigo a ler daqui e acolá e a fugir à intenção inicial, coisa que não quero que aconteça.
      Obrigada pelo incentivo e um beijo também para si

      Eliminar
  2. VIVA Maria Paula!!
    Que maravilha!! Já virei um seguidor deste novo blog, claro!
    Vou gostar muito de comparar com as minhas próprias fotos de azulejos em Portugal, pois cada vez que aí vou, volto com algumas centenas de fotos! (é sou um pouco obsessivo compulsivo...)
    beijos e sucesso com a nova empreitada.
    Fábio

    ResponderEliminar
  3. Voltei,
    O brasão da direita, no painel com o avião, da travessia aérea do Atlântico Sul, é o brasão de armas da República do Brasil :D
    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fábio!!
      Obrigada pelo incentivo! É uma honra tê-lo como seguidor.A ideia de criar este segundo blog surgiu precisamente por eu constatar, quão útil é o seu "Azulejos antigos no Rio de Janeiro".A minha intenção com este novo espaço é precisamente mostrar os azulejos que vou vendo por aí, trocar informações sempre que possível .Veja que maravilha este intercâmbio! Já sabemos agora que aquele brasão da direita é o das armas da República do Brasil! Acho que todos aqueles paineis daquele prédio estão carregados de simbologia! Quero ver se arranjo tempo para pesquisar um pouco mais.
      Um grande abraço

      Eliminar