Translate

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Rua Formosa - Porto

Nesta mercearia tradicional, a Pérola do Bolhão fundada em 1917 podem-se encontrar os mais diversos artigos tradicionais portugueses. Um sem número de iguarias faz crescer água na boca de quem passa e olha as suas montras repletas de apetitosos enchidos, queijos, frutos secos, biscoitos regionais etc, etc. 

A sua fachada Arte Nova, revestida com painéis de azulejos (Fábrica do Carvalhinho, 1917) alusivos ao chá e café (foi com a venda destes artigos e das especiarias que iniciou a sua atividade) é inconfundível e torna esta casa numa das mais fotografadas da baixa portuense.

O meio arco central ostenta o nome do estabelecimento ladeado por grinaldas e ramos de flores.


Um painel ilustrado com uma figura feminina agarrando uma pequena flor de chá ilustra o painel que anuncia o chá que ali se vendeu e continua a vender. A indumentária, penteado e acessórios da figura sugerem-nos o continente Americano.

Grande plano do painel da figura feminina segurando uma planta de chá.


A ilustrar o painel que anuncia a venda de café, a mesma figura feminina, desta vez segurando uma pequeno cafeeiro. As bagas vermelhas não deixam dúvidas. Estas, conheço eu bem!






2 comentários:

  1. Maria Paula

    Conheço bem essa casa. Quando lá entro nunca sei o que escolher. Se vou comer salgados ou doces. É uma tentação.

    Em termos de arquitectura a Arte Nova nunca teve grande expressão em Portugal. É no entanto na azulejaria que este estilo artístico mais força teve entre nós. O historiador de arte Manuel Rio de Carvalho escreveu a este propósito " o uso do azulejo é o meio decorativo mais frequente para arte-novizar uma fachada por vezes incaracterística"

    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Caro Luís é um prazer vê-lo novamente por aqui. Para além do incentivo, os seus comentários enriquecem os meus posts,o que me deixa muito reconhecida. É verdade que foi na azulejaria que a Arte Nova, aqui em Portugal mais se afirmou.Mas sabe,sábado passado, fiz de turista no Porto :) e vi coisas que nunca tinha visto, como por exemplo, alguns edifícios, belos exemplares do estilo Arte Nova na rua Cândido dos Reis! Passei lá vezes sem conta e nunca os tinha visto! Atenção seletiva :) É bem verdade que quantas vezes basta uma bela faixa ou painel de inspiração Arte Nova, numa fachada, para retirar a banalidade a um edfício. Os azulejos desta mercearia são magnificos e muito solicitados pelos fotógrafos. Vi-me aflita para conseguir estas fotos:)
    Bjs e bom domingo

    ResponderEliminar