Translate

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Estação Ferroviária da Granja - Vila Nova de Gaia

Algumas fotografias da fachada principal da estação ferroviária da Granja. Este edifício é profusamente decorado com azulejos e os que mostro agora são somente, os que correspondem à parte exterior do primeiro andar da fachada.
Trabalho datado de 1914 é uma produção da fábrica da Fonte Nova (Aveiro). A decoração destes frisos e painéis, com elementos inspirados na natureza obedece à estética Arte Nova. Segundo António José de Barros e Isabel Almasqué, a fábrica da Fonte Nova criou um estilo muito próprio, não só pelos motivos vegetalistas que usou (lírios roxos em fundo amarelo), mas também pelas cores que utilizou, predominando o verde, roxo, amarelo e rosa. Neste medalhão é visível a predominância das cores referidas por aqueles autores.

Os lírios roxos sobre fundo amarelo aparecem numa composição abaixo das duas portas laterais.

Ainda dentro da estética Arte Nova, uma alegoria ao mar, não o dos pescadores, mas antes ao mar das elites da burguesia e dos aristocratas, cuja frequência, à época fez da Granja uma praia muito especial. Ainda hoje se podem ver alguns dos belos palacetes construídos pelas famílias abastadas que ali acorriam.

Para terminar mais um belo friso de flores que eu não consigo identificar. Talvez sejam margaridas.
No medalhão aparece a assinatura do pintor L.Pinto, que eu penso tratar-se de Licínio Pinto, pintor referido em alguns artigos como tendo trabalhado precisamente na fábrica da Fonte Nova.Resta-me referir que esta fábrica laborou de 1882 até 1937, data em que foi destruída por um incêndio.

5 comentários:

  1. A praia da Granja é daqueles nomes míticos na história portuguesa. Uma espécie de Estoril no Norte. A estação está à altura da elegância da praia. A azulejaria é bonita e com motivos sugestivos do Verão e da praia. Gostei muito

    ResponderEliminar
  2. A Granja ainda se mantém como local de veraneio mas já sem vestígios da elegância aristocrática de outrora. Os chalets e palacetes que resisitiram, estão na sua maioria mal tratados, ou mesmo degradados.Salva-se a praia, que, ao que dizem, continua bonita e cuidada.A estação tem muitos mais azulejos que vi fugazmente, mas parecem-me ser posteriores a estes.Bjs

    ResponderEliminar
  3. Onde fica Granja Maria Paula? Gostei muito dos frisos e fiquei com curiosidade para ver esses palacetes de que falas.
    Bom trabalho!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá de novo Koklikô

    A praia da Granja fica no concelho de Vila Nova de Gaia, sensivelmente a meia hora do Porto. Foi a praia das elites portuguesas desde os finais do século XIX até meados do século XX. Mas ainda hoje, certas famílias, não dispensam a sua temporada na Granja, durante o verão. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito de conhecer o seu blog e fiquei encantada com todos estes posts relativos a >Arte Nova> Obrigada!

    ResponderEliminar