Translate

terça-feira, 8 de julho de 2014

Rua D. Gonçalo Pereira - Braga

 Fachada integralmente revestida a azulejo, num dos raros casos que conheço aqui pelo Norte onde foram utilizadas duas cores. Esta casa, que já dei a conhecer aqui, fica situada numa rua  muito antiga de Braga que já existia na Idade Média. Na segunda metade do século XIX, esta rua sofreu grandes obras de  requalificação, que lhe alterou completamente a aparência de origem medieval.

A combinação dos azulejos cor de rosa e castanho é muito graciosa mas, sem dúvida, que é o friso em estilo Arte Nova, que confere toda a beleza ao edifício. 
As linhas ondulantes que se enroscam e entrelaçam emoldurando a margarida e a pomba são bem significativas do estilo do período Arte Nova. 
Estas linhas serpentadas são conhecidas como “linhas em chicote” e a origem desta designação está na analogia estabelecida entre o trabalho de tapeçaria de Hermann Obrist, Cyclamen, e as correias dum chicote. Hermann Obrist foi um escultor suíço que integrou o movimento  Arte Nova e que, para além da escultura se destacou também noutros campos da arte. 


Cyclamen (1892)

Sem comentários:

Enviar um comentário