Translate

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Rua do Souto - Braga


Azulejos  numa rua bracarense de origem medieval. Foi mandada abrir pelo arcebispo D. Diogo de Sousa e é hoje uma rua exclusivamente pedonal. É uma das artérias mais comerciais de Braga, apesar das boas e emblemáticas casas de comércio tradicional que ali existiam há muito terem desaparecido.


Estes azulejos, pelas caraterísticas da pintura parecem-me ser um trabalho dos finais do século XIX ou início do século XX.





Fiquei entusiasmada quando reparei que os azulejos da faixa são muito parecidos com estes, que mostrou o Fábio e que ele designou por "coluna e fita".

Aqui está um grande plano da faixa. As diferenças entre estes e os do Fábio são os pequenos motivos vegetalistas que se enroscam na coluna e a fita cuidadosamente rematada.

2 comentários:

  1. É bem verdade, lembro-me que esta cercadura foi apresentada pelo Fábio há uns tempos, se bem que ligeiramente diferente.
    É uma graça esta cercadura, muito bonita.
    Tenho por lá perdido um azulejo com uma cercadura semelhante, mas como só é um ficou meio sem sentido.
    Mas é muito bonita.
    A flor aos cantos é parecida com o padrão da bicha-da-praça.
    Estes azulejos são sempre uma nota surpreendente
    Uma boa semana e as férias já estão aí :-)
    Manel

    ResponderEliminar
  2. Quando comecei a compilar as minhas fotografias pensei que fosse encontrar com alguma frequência, azulejos iguais aos que o Fábio vai mostrando. Afinal não é assim:) e por isso, fiquei entusiasmada quando encontrei esta faixa. Há diferenças e é natural que assim seja pois as matrizes são, certamente, de diferentes origens.Foi muito observador, a flor que forma o canto é realmente muito idêntica às do padrão bicha-da-praça.Eu não chegaria lá.
    Uma boa semana e umas boas férias que estão quase, quase :)

    ResponderEliminar