Translate

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Rua de Santa Catarina - Porto

Como uma fórmula tão simples, quanto um ângulo e um segmento de reta pintados de azul num azulejo branco produzem um efeito tão bonito e complexo.

Nunca tinha encontrado este enxaquetado que forma ao mesmo tempo uma estrela de quatro pontas e um outro motivo que faz lembrar os azulejos ponta de diamante.


4 comentários:

  1. Realmente que bonito efeito fazem esses azulejos tão simples e depois o contraste com a pedra escura transforma um prédio banal, em algo de luminoso.

    Pena não se conhecer o fabricante.

    Eu se fosse a si, começava a espreitar os azulejos dos séculos XIX e XX das feiras de velharias e se tivessem marca pedia autorização ao vendedor e fotografava-os de um lado e de outro de modo a e começar a fazer um ficheiro de imagens, que pudesse relacionar com os prédios que fotografa.

    Bjos e continue com este seu trabalho meritório

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me tinha lembrado dessa possibilidade de fotografar os azulejos nas feiras de velharias. Logo eu, que dou comigo imensas vezes a lamentar a falta de uma marca que nos permita a identificação dos azulejos.Talvez seja até um dos únicos caminhos para se fazer uma catalogação para lá do padrão decorativo.Estes azulejos iam-me passando despercebidos. Ainda bem que os fotografei, pois são de facto fora do comum. Obrigada Luís por reconhecer importância a este meu pequeno projeto que assenta exclusivamente no grande afeto que dedico a estes pequenos quadrados de cerâmica e que bem vistas as coisas me acompanha desde os meus tempos de criança, quando me distraía na missa olhando o silhar da igreja da minha terra, todo ele decorado numa azulejaria azul, com anjinhos de inspiração barroca.Beijos

      Eliminar
  2. Que bonito azulejo Maria Paula!
    Como um padrão tão simples dá desenhos tão complexos!
    Não tinha pensado neste padrão, nem tão pouco o tinha visto pelas fachadas.
    Muito obrigado pelo post e pelas fotos tão elucidativas.
    As sua fotos continuam cheias de informação
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manel
      O que mais me espantou quando cheguei a casa e fui ver estas fotografias foi verificar precisamente como a simplicidade de dois traços que se vão conjungando originaram uma combinação com dois motivos diferentes, tornando o conjunto num padrão intrincado e muito bonito que eu também nunca tinha visto.
      Obrigada pelas palavras de incentivo.Esmero-me nas fotos que tiro pois quero que sejam esclarecedoras. Tento sempre conseguir uma fotografia que dê uma ideia geral do edifício em que se inserem os azulejos fotografados, depois o efeito produzido e os pormenores e finalmente, se as houver as marcas e assinaturas:)
      Uma boa semana

      Eliminar