Translate

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Sesimbra

Quando há dois ou três anos tive oportunidade de rever Sesimbra após um considerável interregno de duas décadas, ainda  não me tinha apercebido de como é importante apreciarmos os azulejos em toda a sua envolvência  arquitetónica. Assim, considero que a coleção que mostro hoje está truncada da sua essência o que lamento, pois o mais certo é não voltar tão depressa a Sesimbra para poder reparar o erro. Mesmo assim, mostro-os, pois são muito bonitos e é uma pena ficarem aqui escondidos.














Tenho a perceção de que a utilização frequente de azulejos assim tão coloridos quanto estes, não é tão habitual cá pelo Norte. Um caso a investigar. Quem sabe.

4 comentários:

  1. De tanto ver, postar e refletir sobre estes azulejos a Maria Paula está a tornar-se numa especialista na matéria, ainda que, adivinho, me vá dizer que não.
    Mas este seu trabalho é meritório!
    Quem sabe se não será, futuramente, uma referência para muita coisa que entretanto vá desaparecendo ou caindo no esquecimento.
    Espero que o novo ano lhe seja leve e tranquilo, pois cheios de más experiências andamos nós.
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) O Manel já me vai conhecendo. Claro que será muito difícil algum dia, eu considerar-me uma especialista nestes assuntos, tão vastos e complexos. Não digo que não gostaria de saber muito, muito, mas o saber fundamentado e consolidado não se faz de um momento para o outro e como não basta gostar para se ficar uma expert seja em que matéria for, tenho o destino traçado:) . O de simples amante das cerâmicas e porcelanas:) Mas numa coisa tem razão. Como ando sempre a olhar para os azulejos, dou muitas vezes comigo a cogitar, sobre algumas coisas, que, muito provavelmente não passam de disparate :) como o caso da utilização de azulejos mais coloridos no Sul do que no Norte. Agradeço-lhe os votos de bom ano letivo. Este ano tenho um desafio:) Uma criança chinesa que tem um mês de permanência em Portugal. Nada fala, nada percebe. Vale-me a sua afabilidade, tranquilidade e alguma imaginação da minha parte para conceber materiais que facilitem a comunicação.Mas não posso esquecer os outros :) Uma boa rentrée, também para si.

      Eliminar
  2. Gostei do primeiro painel. Parecem-me talvez azulejos de Massarelos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez sejam. São muito bonitos na sua policromia e desenho miúdo. São pouco vistos aqui pelo Norte. Um abraço.

      Eliminar