Translate

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Rua D. Paio Mendes - Sé - Braga



Fachada revestida com azulejos verdes, de bordo facetado e rematada com um friso Arte Nova. A fachada principal da Sé de Braga, abre-se para esta antiga rua de origem medieval requalificada por volta da segunda metade do século XIX, altura em que se inicia a "desconstrução do aspeto medieval do núcleo muralhado da cidade" (SIPA). Hoje é uma das principais ruas da movida bracarense.



 Alguns dos casarões e palacetes desta rua têm sido restaurados nos últimos tempos, não sei por isso, se os azulejos desta fachada são tão antigos quanto os edifícios. No entanto, a irregularidade do verde dos azulejos, que se pode muito bem apreciar nesta primeira fotografia  e de que mostro um pormenor levam-me a crer que sim.



O friso é decorado com os caraterísticos elementos do estilo Arte Nova.





2 comentários:

  1. Sempre boas fotos.

    Este tipo de azulejos verdes não é dos mais comuns em Lisboa, embora esteja também representando aqui e ali. O gosto alfacinha é talvez mais garrido. Já no Norte são muitos comuns. o Fábio Carvalho também tem mostrado muitos prédios cariocas com estes azulejos.

    O friso é muito bonito.

    Bjos e fico feliz por vê-la regressar

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, caro Luís, pelas suas amáveis palavras.

    Este tipo de azulejo é bastante frequente aqui pelo Norte e regra geral não se veem conjugação de cores. Um dos raros casos que conheço é precisamente aqui em Braga, mas desconfio que originalmente o prédio em questão teria azulejos só de uma cor.Tenho visto os posts do Fábio em que ele mostra azulejos destes mas com uma grande mistura de cores. São opções estéticas muito diferentes e não sei até que ponto não se relacionam com a exuberância de uns e a melancolia de outros. Teorias! :)
    Bjs

    ResponderEliminar