Translate

domingo, 25 de maio de 2014

Largo 5 de outubro - Avintes

Azulejos "bicha da praça" ou  "estrela e bicha". Esta última designação encontrei-a no site da Rede Temática em estudos de azulejaria e cerâmica João Miguel dos Santos Simões. Poderão ficar a saber mais sobre estes azulejos aqui e aqui








7 comentários:

  1. Ai Maria Paula, estes azulejos com um azul menos aberto são os da minha cozinha no Alentejo. E que bem que ficam. Como um padrão tão simples consegue ser tão adequado ao espaço, tanto interior como exterior.
    Esta cercadura que aqui mostra ainda não a tinha visto.
    Ainda bem que aqui deixa este apontamento.
    Manel

    ResponderEliminar
  2. Sempre que vejo este padrão (sem dúvida muito versátil), lembro-me da sua cozinha. Soberba! Aquela coleção de azuis parede fora é a minha perdição :)
    Esta cercadura faz-me lembrar os antigos galões com que se enfeitavam os bibes da criançada:)Acho-a muito bonita.
    Uma boa semana para si

    ResponderEliminar
  3. Adorei o prédio.

    A caixilharia das janelas é tão bonita e tão típica do Norte. Aqui no Sul as caixilharias nunca são tão trabalhadas.

    Gostei dos azulejos bicha-da-praça, que tem um desenho mais cheio que os do Manel, o que me fez pensar que talvez este padrão tivesse sido manufacturado por outras fábricas além da Viúva Lamego. A cercadura nunca vi nenhuma igual aqui por Lisboa.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís
      O prédio é de facto muito gracioso. Há uma grande harmonia e equilíbrio estético em todo este prédio. A cor azul do gradeamento, muito idêntica ao azul dos azulejos resultou lindamente e o contraste do trabalhado dos caixilhos, com a simplicidade das molduras de granito, também me agrada bastante. Vou pôr outra foto onde se podem apreciar melhor estes contrastes.
      Os azulejos, talvez possam ser de alguma das fábricas aqui do norte.
      Bjs

      Eliminar
    2. Que cabeça a minha!! Afinal já pus a foto. É a segunda :)Estava a estranhar tê-la deixado para trás.

      Eliminar
  4. Maria Paula, quando vi aqui esta casa pensei logo num beiral em faiança, mas afinal enganei-me. É que acho-a muitíssimo parecida com uma aqui perto de mim que eu já postei a propósito dos beirais de faiança. A fachada de azulejos, as janelas, o gradeamento são muito semelhantes, é um estilo muito típico das casas de brasileiros em determinada época.
    Mas os azulejos são diferentes, estes lindíssimos "estrela e bicha" com uma cercadura também bonita e rara.
    Espero que nos continue a deliciar com estas imagens do Norte.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Andrade
      Quando vi esta casa ao longe também pensei que iria ter uns belos beirais de faiança para fotografar e surpreendi-me por não os ver. A casa é muito bonita, mas está muito degradada especialmente na parte virada para a rua principal. Pelo estado de conservação razoável da fachada lateral (que em tempos já deve ter sido a principal) que mostro na segunda foto, parece-me que estará parcialmente habitada. Também acho a cercadura muito bonita e creio nunca ter visto outra igual. Vou tentar ser mais produtiva:) ou seja, mostrar mais fotos de azulejos que aqui tenho. Nestes últimos dias tenho andado a criar pastas na tentativa de organizar alguma confusão que aqui vai neste pobre pc :)
      Beijos

      Eliminar