Translate

terça-feira, 21 de junho de 2016

Rua Homem Cristo Filho (III) - Aveiro

A terceira casa





2 comentários:

  1. A Maria Paula e o Fábio quase que poderiam congregar esforços e fazer um blog conjunto intitulado "De Aveiro ao Rio de Janeiro". Mas fora de brincadeiras, a primeira impressão que tenho é a de que eu não conheço esse tipo de azulejos, não os vejo aqui por Lisboa e normalmente ando de olhos abertos. Serão produções locais de Aveiro e terras nas cercanias?

    Em todo o caso, encantam-me essas casinhas populares, que formam um conjunto urbano muito harmonioso. Aliás eu próprio moro num bairro popular de Lisboa.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Luís
      Ideia interessante essa do blog conjunto tipo " Azulejos de cá e de lá. PT/ BR" mas creio que o Fábio com o seu blog e eu com este (a funcionar em modo lento) de certa forma, já vamos fazendo esse trabalho. A propósito do que diz, sobre a possibilidade destes azulejos serem produção local de Aveiro, fui reler um trabalho que li há tempos sobre a produção cerâmica nesta zona e lá vem referida a existência de cinco ou seis fábricas de cerâmica doméstica e azulejo, entre finais do século XIX e meados do século XX. Será que, atendendo a tal quantidade e concentração de fábricas podemos concluir que as gentes de Aveiro e arredores, com tanta oferta à porta, se abasteciam localmente? Se assim for, poderá realmente haver diferenças azulejares nas fachadas dos edifícios de várias regiões e daí, o Luís não ver destes azulejos em Lisboa. Quem sabe.
      Bjs e continuação de boa semana que para mim termina hoje :) Viva o São João!

      Eliminar