Translate

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Aveiro


Pequeno friso  com motivos etnográficos ligados à faina da pesca e à fauna marinha. Rematavam o balcão da janela de um restaurante de uma das ruas pedonais de Aveiro.








2 comentários:

  1. Maria Paula,

    Paz e Felicidade.

    Peixe e mar tem tudo a ver com Portugal. E azulejos então... Também tem a ver com restaurantes sejam nos pratos ou nos ornatos.
    Nada conheço daí, De Aveiro tenho uns jarros "Aveiro Artibus" que foram apresentados em leilão como "Vista Alegre" . O logotipo é parecido. Fiquei sabendo que fizeram de propósito. Comprei como VA mas gosto deles como AA... E caí por duas vezes.

    Acabei de postar umas jarrinhas antigas, portuguesas e cheias de encanto.
    Um abração.

    ResponderEliminar
  2. Caro Amarildo.
    Mil desculpas pela resposta atrasada:( Mas ainda estou um pouco estonteada com a correria que é este mês de agosto. Férias! Que boas que são, mas que acabam tão depressa:)
    Sim tem razão. Peixe e mar são duas grandes realidades portuguesas. Sabe que somos o terceiro maior consumidor de peixe do mundo? Desde a popular sardinha, ao mais requintado peixe, nós gostamos. E, para além de gostarmos de os comer, cozinhamo-los das mais variadas maneiras:). As nossas bancas de peixe são um festim para os sentidos. Não admira. Temos um país com uma costa muito rica em peixe e compreende-se que desta forma se tenha tornado primordial na nossa alimentação.Portanto, a representação da faina, flora e fauna piscatória surge naturalmente, nas mais diferentes áreas de expressão.Estes azulejos não estão marcados, mas poderão ser da fábrica Aleluia em Aveiro. Encontrei há tempos um catálogo dessa fábrica, com azulejos etnográficos o que poderá indiciar tratar-se de trabalho de mesma fábrica. Mas não passa disso mesmo. uma suposição.
    Vou ver o seu último post, o dos prato, pois parece-me que tenho um muito parecido :)
    Abraços
    o link do catálogo

    http://ephemerajpp.files.wordpress.com/2009/06/copia-2-de-16-jun-09-fotografia-3.jpg

    ResponderEliminar